Pular para o conteúdo principal

2º Post sobre: Minhas Dúvidas ao Começar a Costurar Dicas sobre: Agulhas de Máquina de Costura





Quando vamos costurar precisamos saber qual agulha usar para determinado projeto....em nossas máquinas de costura.

Se olharmos no chanfrado da agulha, podemos ver que existe ali, uma numeração e  marcações coloridas diferentes.  O que significa isso?  Foi a minha primeira pergunta.                      

Vamos conversar um pouco sobre tudo isso:

As agulhas são classificadas de acordo com a sua utilidade (tipo de tecido ou técnica) e com o seu diâmetro.  De acordo com o diâmetro as agulhas podem ser classificadas de duas maneiras, pelo sistema métrico ou pelo sistema Singer.

Para descobrirmos então:

A utilidade/numeração das agulhas, seguimos esta tabela:

2011
Bordados e Pontos Decorativos com linha metálica
2019
Quilt
2020
Tecidos de Algodão
2022
Máquina Singer Ultralock
2024
Costura Dupla Reta
2025/2028
Costura Dupla Decorativa
2026
Jeans
2040
Bordados que imitam ponto ajour
2045
Malha e Tecidos Elásticos
2054
Máquina Singer 14u32

Para o diâmetro das agulhas, seguimos esta tabela:

Sistema Métrico
Sistema Singer
70
09
80
11
90
14
100
16
110
18
130
21

Logo, para sabermos qual agulha usar, devemos considerar estas duas numerações. 

Por exemplo: para costurar uma nécessaire com dois tecidos de algodão e manta acrílica, usamos a agulha 2020 (tecido de algodão) e diâmetro médio, portanto 14 ou 16.

Isso porque conforme a espessura do que vamos costurar (fino ou grosso) escolhemos o diâmetro da agulha. Quanto mais grosso o que vai ser costurado, maior o diâmetro da agulha.

A Singer utiliza em suas agulhas o sistema métrico também, por isso observamos nas embalagens de agulhas e nas agulhas avulsas, numerações como esta no exemplo acima da nécessaire de tecido de algodão: 2020 90/14 ou 2020 100/16.


              

Postagens mais visitadas deste blog

Agulheiro Máquina de Costura

Me apaixone por esta máquina de costura de tecido após assistir a artesã Maura Castro no programa Mulher.com ensinar a fazê-la. Então, fiz esta pra mim, em tamanho menor tipo um agulheiro.
Os moldes tirei da net.

Estes são os links do programa: https://www.youtube.com/watch?v=9SFcfpOeXds https://www.youtube.com/watch?v=aXjrK_l4rEQ











Bolsinha com três divisões

Bolsinha ou carteira com três divisões, foi ensinada pela artesã Glenda Valente no programa Atelie na Tv.
Fiz com tecido de algodão 100% e fecha com botão de pressão.  Ideal para usar na bolsa ou carregá-la nas mãos. 

 O vídeo e os moldes podem ser encontrados no site do Atelie na Tv e nos grupos do facebook:  Amigas de Costuras & Afins e Amigas de Costuras & Afins - Moldes

Minhoca de Porta

Minhoca dupla de porta, com este modelo colocamos a tira do meio sob a porta. Com isso,  a porta pode ser aberta e fechada sem que a minhoca saia do lugar.  Esta peça foi feita com tecido Chita e enchimento (plumante) acrílico. O que possibilita que a minhoca seja lavada, diferentemente daquela recheada com areia. 




Este modelo foi ensinado pela artesã Estela Junqueira  no programa Criando Idéias da Tv Paraná.  O vídeo pode ser assistido no You Tube no canal da Tv Paraná.