Pular para o conteúdo principal

1º Post sobre: Minhas Dúvidas ao Começar a Costurar Dicas sobre: Tecidos



           Lembro de ser criança e ver minha avó costurando as cortinas e os panos de panela e reformando roupas em sua máquina de costura de gabinete e desejar aprender a costurar. Achava aquilo mágico.
Comecei no mundo amado das costuras, frequentando oficinas de patchwork no supermercado Pão de Açúcar perto de casa.
No supermercado ???
Isso mesmo eram oficinas de artesanato ministradas aos clientes com professoras de artesanato. Lá aprendi um pouco de cada técnica artesanal, como: meia de seda, patchwork, cestaria em jornal.
Nessa ocasião fizemos um pouco de patchwork:  05 blocos de patchwork e uma bolsa ou sacola com aplicação.
Apaixonei-me pela arte de costurar e pelos tecidos (acho que viciei....). Frequentei umas aulas de corte e costura onde também aprendi bastante sobre patchwork porque a professora, que trabalhava costurando roupas, estava estudando patchwork e trocávamos muitas informações.
Experimentei vários materiais e tecidos e estas descobertas é que eu gostaria de dividir com vocês, conversando sobre as dúvidas que surgem quando estamos começando a mexer com todos estes materiais apaixonantes.

Começando então..........

TECIDOS:

Qual tipo de tecido usar para cada peça que vou fazer? O segredo e todas que já costuram devem saber ......... escolhemos o tecido pelo caimento que queremos dar à peça e se desejamos que tenha ou não elasticidade.
Depois de escolhido o tecido é preciso fazer uma pré lavagem.  Pelo menos deixar o tecido de molho por duas horas na água limpa, separando os tecidos por cor. Não há necessidade de colocar os tecidos “muito abertos” na água para também não sair toda a goma. O intuito do molho é verificar se os tecidos vão encolher, isso antes de costurarmos nossas peças e não depois, quando a cliente lavar a peça pronta e esta repuxar e a peça ser perdida.
Caso a água do molho fique colorida, temos que trocar a água. Dizemos que o tecido sangrou quando sai tinta, então fazemos assim: deixamos o tecido de molho por 2 horas. Caso saia tinta, trocamos a água e adicionamos sal ou vinagre e deixamos de molho por mais 2 horas. Fazemos isso mais algumas vezes. Se o tecido continue a sangrar, não o use.
Depois que enxaguar os tecidos, deixe eles secarem um pouco (cuidado com os prendedores de roupa, porque eles marcam o tecido) e então passe a ferro ainda úmidos, pois ajuda a desamassar.

Postagens mais visitadas deste blog

Porta Kit Manicure

Mais um porta kit manicure, desta vez fiz neste estilo floral, considero uma peça muito útil , podemos levar nosso próprio kit manicure onde quisermos. Estando assim nossos alicates, lixas e espátulas sempre à mão.

Mug Rug e Caneca com "roupinha"

Bolsinha com três divisões

Bolsinha ou carteira com três divisões, foi ensinada pela artesã Glenda Valente no programa Atelie na Tv. Fiz com tecido de algodão 100% e fecha com botão de pressão.  Ideal para usar na bolsa ou carregá-la nas mãos.                                                                              O vídeo e os moldes podem ser encontrados no site do Atelie na Tv e nos grupos do facebook:  Amigas de Costuras & Afins e Amigas de Costuras & Afins - Moldes