4º Post sobre: Minhas Dúvidas ao Começar a Costurar Dicas sobre: Linhas





Quando comecei a costurar não imaginava que existia esta gama de materiais necessários e diferenciados para cada tipo de projeto que vamos executar. As variedades e tipos de linhas então, foi uma surpresa.

Vamos lá....

Os principais tipos de linhas são: linha de algodão, linha de poliéster, linha glacê (100% algodão, porém mais encorpada e resistente), linha mista (63% Poliéster/37% Algodão) e linha para pespontar.

Sobre as costuras de uma forma geral, a sugestão é que usemos linhas e tecidos do mesmo material: para tecidos sintéticos usemos linhas de poliéster e para tecidos de algodão usemos linhas de algodão.

Isso porque....

-Os vários tipos de linha encolhem diferentemente e assim se usarmos linha de algodão em um tecido sintético, após a lavagem, a costura poderá ficar franzida.

      -Os tecidos sintéticos tem grande elasticidade, portanto se costurarmos um tecido sintético com linha de algodão, esta poderá arrebentar.

       -Quando usamos tecidos 100% algodão e a peça vai entrar em contato com temperaturas altas, devemos usar linha de algodão. Pois os tipos de linhas suportam temperaturas diferentes e a temperatura alta poderá danificar a linha de poliéster caso esta tenha sido usada.

            
        Outra dica que aprendi é usar também a linha de bordar (meadas) para fazer o quilt em peças que irão “enfrentar” altas temperaturas.