Pular para o conteúdo principal

4º Post sobre: Minhas Dúvidas ao Começar a Costurar Dicas sobre: Linhas





Quando comecei a costurar não imaginava que existia esta gama de materiais necessários e diferenciados para cada tipo de projeto que vamos executar. As variedades e tipos de linhas então, foi uma surpresa.

Vamos lá....

Os principais tipos de linhas são: linha de algodão, linha de poliéster, linha glacê (100% algodão, porém mais encorpada e resistente), linha mista (63% Poliéster/37% Algodão) e linha para pespontar.

Sobre as costuras de uma forma geral, a sugestão é que usemos linhas e tecidos do mesmo material: para tecidos sintéticos usemos linhas de poliéster e para tecidos de algodão usemos linhas de algodão.

Isso porque....

-Os vários tipos de linha encolhem diferentemente e assim se usarmos linha de algodão em um tecido sintético, após a lavagem, a costura poderá ficar franzida.

      -Os tecidos sintéticos tem grande elasticidade, portanto se costurarmos um tecido sintético com linha de algodão, esta poderá arrebentar.

       -Quando usamos tecidos 100% algodão e a peça vai entrar em contato com temperaturas altas, devemos usar linha de algodão. Pois os tipos de linhas suportam temperaturas diferentes e a temperatura alta poderá danificar a linha de poliéster caso esta tenha sido usada.

            
        Outra dica que aprendi é usar também a linha de bordar (meadas) para fazer o quilt em peças que irão “enfrentar” altas temperaturas.

Postagens mais visitadas deste blog

Agulheiro Máquina de Costura

Me apaixone por esta máquina de costura de tecido após assistir a artesã Maura Castro no programa Mulher.com ensinar a fazê-la. Então, fiz esta pra mim, em tamanho menor tipo um agulheiro.
Os moldes tirei da net.

Estes são os links do programa: https://www.youtube.com/watch?v=9SFcfpOeXds https://www.youtube.com/watch?v=aXjrK_l4rEQ











Bolsinha com três divisões

Bolsinha ou carteira com três divisões, foi ensinada pela artesã Glenda Valente no programa Atelie na Tv.
Fiz com tecido de algodão 100% e fecha com botão de pressão.  Ideal para usar na bolsa ou carregá-la nas mãos. 

 O vídeo e os moldes podem ser encontrados no site do Atelie na Tv e nos grupos do facebook:  Amigas de Costuras & Afins e Amigas de Costuras & Afins - Moldes

Minhoca de Porta

Minhoca dupla de porta, com este modelo colocamos a tira do meio sob a porta. Com isso,  a porta pode ser aberta e fechada sem que a minhoca saia do lugar.  Esta peça foi feita com tecido Chita e enchimento (plumante) acrílico. O que possibilita que a minhoca seja lavada, diferentemente daquela recheada com areia. 




Este modelo foi ensinado pela artesã Estela Junqueira  no programa Criando Idéias da Tv Paraná.  O vídeo pode ser assistido no You Tube no canal da Tv Paraná.