Pular para o conteúdo principal

4º Post sobre: Minhas Dúvidas ao Começar a Costurar Dicas sobre: Linhas





Quando comecei a costurar não imaginava que existia esta gama de materiais necessários e diferenciados para cada tipo de projeto que vamos executar. As variedades e tipos de linhas então, foi uma surpresa.

Vamos lá....

Os principais tipos de linhas são: linha de algodão, linha de poliéster, linha glacê (100% algodão, porém mais encorpada e resistente), linha mista (63% Poliéster/37% Algodão) e linha para pespontar.

Sobre as costuras de uma forma geral, a sugestão é que usemos linhas e tecidos do mesmo material: para tecidos sintéticos usemos linhas de poliéster e para tecidos de algodão usemos linhas de algodão.

Isso porque....

-Os vários tipos de linha encolhem diferentemente e assim se usarmos linha de algodão em um tecido sintético, após a lavagem, a costura poderá ficar franzida.

      -Os tecidos sintéticos tem grande elasticidade, portanto se costurarmos um tecido sintético com linha de algodão, esta poderá arrebentar.

       -Quando usamos tecidos 100% algodão e a peça vai entrar em contato com temperaturas altas, devemos usar linha de algodão. Pois os tipos de linhas suportam temperaturas diferentes e a temperatura alta poderá danificar a linha de poliéster caso esta tenha sido usada.

            
        Outra dica que aprendi é usar também a linha de bordar (meadas) para fazer o quilt em peças que irão “enfrentar” altas temperaturas.

Postagens mais visitadas deste blog

Minhoca de Porta

Minhoca dupla de porta, com este modelo colocamos a tira do meio sob a porta. Com isso,  a porta pode ser aberta e fechada sem que a minhoca saia do lugar.  Esta peça foi feita com tecido Chita e enchimento (plumante) acrílico. O que possibilita que a minhoca seja lavada, diferentemente daquela recheada com areia.  Este modelo foi ensinado pela artesã Estela Junqueira  no programa Criando Idéias da Tv Paraná.  O vídeo pode ser assistido no You Tube no canal da Tv Paraná.

Uma passadinha na 25 de Março....rende

Uma passadinha rápida na 25 de março,  redeu estes lindos tecidos (Fernando Maluhy):

1º Post sobre: Minhas Dúvidas ao Começar a Costurar Dicas sobre: Tecidos

           Lembro de ser criança e ver minha avó costurando as cortinas e os panos de panela e reformando roupas em sua máquina de costura de gabinete e desejar aprender a costurar. Achava aquilo mágico. Comecei no mundo amado das costuras, frequentando oficinas de patchwork no supermercado Pão de Açúcar perto de casa. No supermercado ??? Isso mesmo eram oficinas de artesanato ministradas aos clientes com professoras de artesanato. Lá aprendi um pouco de cada técnica artesanal, como: meia de seda, patchwork, cestaria em jornal. Nessa ocasião fizemos um pouco de patchwork:  05 blocos de patchwork e uma bolsa ou sacola com aplicação. Apaixonei-me pela arte de costurar e pelos tecidos (acho que viciei....). Frequentei umas aulas de corte e costura onde também aprendi bastante sobre patchwork porque a professora, que trabalhava costurando roupas, estava estudando patchwork e trocávamos muitas informações. Experimentei...